quarta-feira, 2 de julho de 2014

WoD vs nWoD

Primeiramente o novo WoD, é um jogo novo, não uma continuação, então devemos joga-lo como se fossemos parar um pouco nossa mesa de antigo WoD, para jogar GURPS, D&D, Ursinhos carinhosos A vingança, ou qualquer outro titulo. Se partirem dessa premissa podem gostar do jogo.

Quais as grandes diferenças genéricas do velho e novo WoD? Não falarei de todas, já que existe já alguns títulos em português do novo WoD, mas vamos a algumas:

A maior de todas que afeta todo o sistema é que, as regras são as MESMAS, diferente do antigo WoD, onde cada cenário tinha regras particulares, como humanidade para Vampiro, regras de Fúria para Garou e regras de Arete para Mago. No novo WoD, as regras são as mesmas, tem regras especificas para cada cenário, como transformação para Lobisomem, regras de Arcanas para Mago, mas as rolagens tem paradas de dados equivalentes, TODOS os sistemas quando vão usar algum “poder” (disciplina, Dons, Arcanas e afins) usando a mesma parada de dados, atributo + habilidade  + Poder (Em mago, isso só acontecer quando ele possui um “Clássico”  seria uma rotina – péssima tradução eu sei, mas fazer o que ?). Usei o caso dos “poderes” para entender uma diferença básica.

Não existe mais ações extras como regra padrão, para tornar o jogo mais dinâmico, é possível fazer mais de um ataque, mas não é mais padrão e sim ligados a qualidades e outros feitos do jogo. O sistema do novo WoD preza por agilidade no jogo o que ele traz. Outro exemplo disso é combate, o antigo WoD tinha um grande problema o ataque, quando se atacava você fazia um teste de Destreza + Briga/Armas Brancas/ Armas de Fogo para o ataque apropriado e determinava os sucessos, e depois fazia um novo teste de Força (no saco de briga) Força + modificador de arma (no caso de Arma Branca) e Dano da Arma (no caso de arma de fogo) e adicionava os sucessos -1 do teste do ataque (1 sucesso é contado como o acerto e o que sobra é adicionado ao dano, regra da terceira edição). Então algo que acontece com frequência é um ataque que gera vários sucessos e quando vai se calcular o dano, o teste desse zera gerando apenas 1 de dano que é o dano mínimo e como explicar isso em on, como dar uma justificativa que seu tiro mega hiper perfeito deu 1 de dano? Bem, complicado e não tem muito o que falar, falha mecânica do sistema. Acontece, mas é chato.  Exemplo: Marcos vai atacar com um soco seu adversário, ele tem Destreza 3 e Briga 4, rola 7 dados, ele consegue 7 sucessos, um soco espetacular, Marcos possui Força 2, ele vai rolar  8 de dano (1 sucesso foi para acertar resta 6 para ser somado na Força), seus 8 dados de dano resultam em apenas 1 sucesso, então seu ataque espetacular causar apenas 1 de dano. O jogador do personagem Marcos, fez dois testes um muito bom e outro muito ruim, e teve um resultado final desagradável e rolagens de mais.
No novo WoD, é mais simples, voce faz o teste de ataque, Corpo a corpo Força + habilidades briga ou Armamento, a distancia Destreza +  habilidade armas de fogo, menos a defesa do alvo (a defesa é definida entre o menor numero de raciocínio ou destreza, o alvo tem direito a declarar esquiva dobrando o numero da sua defesa) e alguma blindagem que possuir (coletes, armaduras),  os sucessos que tiveram é dano.  Exemplo: Marcos vai dar um soco em seu adversário, Marcos tem Força 2 e Briga 4, seu adversário defesa 2, então Marcos rolara 4 dados, ele rola os dados e consegue 1 sucesso, ele causa 1 de dano.
Notam a diferença? Isso porque não coloquei no calculo do velho WoD, rolagem de esquiva e absorção, tornando o jogo lento nessa etapa. Enquanto o novo WoD faz apenas uma rolagem, tornando o jogo rápido. Diferença mecânica, mas que torna o sistema mecanicamente BEM diferente.

2 comentários:

  1. Essas diferenças mecânicas que vc mencionou são apenas o começo, o sistema inteiro foi reelaborado de maneira a ser mais intuitivo e isso ajuda muito na hora de narrar e improvisar. Jogadores e narradores que migraram do antigo Mundo das Trevas como eu não devem encontrar dificuldades em se adaptar, o que vejo mais por aí são players com dificuldades em aceitar que as coisas mudaram. Realmente, encarar Vampiro: O Réquiem, Lobisomem: Os Destituídos (aff, odeio essa tradução pro título), Mago: O Despertar, etc como continuações diretas da terceira edição é um puta erro. As regras novas tornaram os personagens mais vulneráveis, vulnerabilidade gera medo e medo é tudo que um grupo de personagens do Mundo das Trevas tem que sentir o tempo todo (é difícil sentir medo quando se é capaz de absorver dano agravado, atacar três ou quatro vezes por turno e se teletransportar pra Umbra se as coisas derem errado, por exemplo). Por fim, se os cenários novos não agradarem (o que acho difícil, porque a coisa toda foi muito bem feita. Changeling: Os Perdidos é simplesmente perfeito) ainda é possível adaptar os cenários antigos para as regras novas, nada impede! Nesse caso é preciso apenas um pouco de trabalho e criatividade. Jogadores que sentem falta da Rapidez deveriam lembrar que Storytelling é sobre drama, não sobre combate.

    ResponderExcluir
  2. Esse sistema de combate nem é tão novo pra quem ja jogou Street Fighter RPG.

    ResponderExcluir