No conjunto 1, vem dois livros; Jogador e do Meste/ "Monstros" ( Sim, um livro para os dois assuntos). 3 dados de seis faces e um mapa colorido bem legal.
Confira abaixo, os pontos mais importantes:
Atributos: Força, destreza, comunicação, astúcia, percepção, constituição. Os valores variam de -2 a 4. São determinados rolando-se 3d6 e acada valor é comparado em uma tabela para se obter os resultados ( Bem semelhante ao D&D.3.5, com a diferença que você considera só os modificadores correspondentes, usando quase a mesma tabela)
Classes: Guerreiro, mago e ladino. Inicialmente você fica restrito a esses três, até o 5° nível. Depois, do 6° em diante, você se especializar, tendo uma variedade muito maior de opções.
Origens: Avvar (bárbaros de Ferelden), Elfo urbano (a classe social mais baixa da sociedade normal), Mago do Círculo (mago treinado e oficializado), Elfo Daleano ( herdeiros da tradição élfica), Cidadão de Ferelden (basicamente humano ), Apóstata (mago caçado) e Anão da superfície (traidores aos olhos dos demais da sua raça por terem abandonado o seu antigo lar).
Pericias: Diferente do D&D, as pericias aqui não originam graduações a parte. Na verdade elas são bem mais simples, oferecendo bônus extras em testes ao qual sejam aplicadas. O bônus é somado a algum dos atributos e através de uma dificuldade, determina-se o acerto ou erro.
Outros: Tem tabela de armas, armaduras, armadilhas e equipamentos de modo geral. Bem fáceis de consultar, mesmo para quem está aprendendo a jogar RPG. Os pontos de vida começam com valores bem altos, tornando aventureiros iniciantes menos frágeis e habilidades de classe bem úteis e equilibradas.
Ação: Todo teste de habilidade corresponde a rolagem de 3d6+ modificador de atributo+ pericia+ especialização. O resultado deve superar uma tabela de dificuldade que consta no livro. Em combate usa-se defesa, equivalente ao CA ( D&D3.5) e a característica armadura que corresponde a uma valor de absorção dos danos recebidos.
Algo que fica a desejar é a falta de profundidade com relação a ambientação. Essa parte é bem rasa, obrigando o jogador a buscar fontes alternativas como a Wiki da Bioware e nos jogos oficiais. Dois livros tão finos não seriam capazes de abordar tudo sobre universo tão grande, mas serve de base para dar inicio a algo consistente.
O grande diferencial com certeza fica por conta do dado do dragão. No conjunto 1 vem 3 dados de seis faces, dois brancos e um vermelho. O vermelho é o dado do dragão que determina os pontos de faça. Sempre que se obtém pelo menos dois valores iguais em quaisquer dos três dados, o dado diferenciado te concedo os tais pontos e te permite realizar ações melhores, equivalente ao famigerado " sucesso decisivo" do D&D. Existe até uma tabela que ações que você poderá usar e devem ser realizadas na mesma ação, ou se perdem!
Resumindo: O sucesso em minha mesa se deve ao fato dela ser composta praticamente por novatos. Pode ser que na sua, não aconteça a mesma coisa se ela for composta apenas por veteranos. Mas mesmo veteranos- os de mente aberta- podem curtir e embarcar nessa ideia. Dê uma lida nesse resumo, mostre aos seu grupo e analisem, tirem as suas próprias conclusões se vale a pena comprar. Se quiser perguntar algo ou complementar esse post com alguma informação extra, use os comentários.
Gravamos um vídeo para complementar a explicação....na verdade, foi mais para pôr em prática a tentativa de um vlog xD. Estamos nos adaptando, mas confiram aí:
Gostou desse post? Deixe o seu comentário e nos ajude a rentabilizar esse conteúdo, clicando na oferta abaixo. =D
Cara, jogando o Dragon Age no pc você realmente tem a noção de como é a coisa toda (apesar de no jogo o clima ser mais leve, mas a politica no jogo é bem forte).
ResponderExcluir