segunda-feira, 7 de julho de 2014

Traços de personalidade -D&D 3.5

Essa regra alternativa foi tirada do 'Livro do Jogador II' da edição 3.5 (D&D). Infelizmente esse livro não foi traduzido, mas eu me proponho a traduzir um bom material desse livro para vocês. Pois bem, o objetivo do 'traços de personalidade' é uma proposta de substituição da tendência (ou alinhamento) por arquétipos (tal como os clássicos natureza e comportamento do Storyteller). Eu, particularmente, sou a favor dessa variante de regra, pelo simples fato dela tornar o jogo menos maniqueísta e mais interpretativo. É uma regra que incentiva o Roleplay e confere mais profundidade aos personagens (sem falar no seguimento para a interpretação do jogador). Fica a fica para quem quiser aproveitar, abaixo estão os arquétipos disponibilizados pelo livro :)





AMBICIOSO
Você tem grandes planos. Você precisa chegar ao topo e ultrapassar todo o resto. Um dia você terá seu lugar em livros de histórias, tornando-se uma lenda, e talvez até seja considerado uma entidade sagrada.
Na mesa de jogo: Você falará de seus planos e sonhos. Você fará amizade com PdM’s poderosos que precisem de sua ajuda, até mesmo se você pessoalmente não gostar deles. A recompensa por uma aventura bem sucedida é legal, mas a preferência política e popularidade de uma façanha são mais importantes para você. Você tem pouca preocupação por dinheiro e gemas. Em vez disso, você sempre deseja ter um item mágico ou artefato que o grupo encontrar. O talento Liderança é um grande caminho para iniciar sua busca por um império ou eterna glória. Você considera seus seguidores entre seus bens de maior valor.


FURIOSO
Você é irritado durante todo o tempo. Você se diverte causando raiva em pobres e monstros desatentos.
Na mesa de jogo: Você falará frases curtas quando estiver zangado. Quando tem uma batalha com um monstro, você usa magias ofensivas ou ataques que causem danos massivos. Maximiza seu talento Ataque Poderoso, ou prepara magias de evocação que causem grandes quantidades de dano. Quando você estiver nervoso, você procura um objeto para descarregar sua tremenda raiva.


PREPOTENTE
Você gosta de chamar a atenção. Você olha com paixão suas realizações e menospreza seus inimigos – chamando os nomes, fazendo gestos grosseiros, e de outras formas os ridicularizando.
Na mesa de jogo: Você se lembra de momentos de derrotas do seu inimigo e leva isso a conhecimento público. Quando um inimigo ou rival desafia sua habilidade, você nunca recusa. A cada golpe que você der vêm com um insulto pessoal para o adversário. Quando um inimigo faz uma impressionante manobra, você faz uma grande amostra do seu desdém. Você pode fazer testes de Intimidação para mostrar sua habilidade enquanto desmoraliza os outros.


CORAJOSO
Você é valente, avidamente arriscando sua pele para conter um inimigo. Outros chamam essa característica pessoal de ousadia.
Na mesa de jogo: Você é o primeiro a ir à frente. A menos que um ladino ou ranger faça um papel de batedor, você sempre deseja estar à frente de qualquer ataque. Você investe em um inimigo em batalha para trazer a luta a você. Em seu pensamento, a chave para vitória é o ato de esperar o momento certo. Talentos como Iniciativa Aprimorada refletem sua atitude agressiva.


BRUTAL
De maneira alguma você mostra piedade para com seus inimigos, preferindo atacar mesmo quando eles estiverem parados.
Na mesa de jogo: Ataque Poderoso é sua ambição se você for um guerreiro. Um talento como Foco em Magia (evocação) captura o sentimento dessa característica pessoal para os conjuradores. Muito dano nunca é o suficiente. Quanto mais destruição você conseguir, melhor. Diferentemente de um personagem furioso, você luta com frieza, calculando seu comportamento. Um personagem furioso com Ataque Poderoso pode saltar pra descarregar sua raiva, convertendo todo seu bônus base de ataque em dano, enquanto você perde mira e chances de acertar o alvo, você aumenta seu dano para dar quantidade máxima de punição.


CALMO
Você fica inabalável mesmo em circunstancias medonhas. Você poderia ser supremamente confiante, você poderia ser de outro mundo, ou você poderia ser difícil de impressionar.
Na mesa de jogo: Você é o olho do centro de uma tempestade. Você conta com argumento e racionalidade a despeito do caos que o acerca. Enquanto outros gritam ou discutem, você sempre fala calmamente, em tons calculados. Quando você perder seu temperamento, seus amigos relembrarão o evento por anos. O talento Vontade de Ferro reflete seu espírito indomável. Até mesmo magias de magos malignos não podem parar sua força de vontade.


CONTENTE
Você só se preocupa com coisas realmente sérias. Para você, a aventura é um grande jogo.
Na mesa de jogo: Nada leva você para baixo, sem levar em consideração as situações que possam ser bem assombrosas. Você permite o destino levar você para onde quer que seja. Sua atitude pode se mostrar importuna para pessoas de poucos horizontes, mas dentro de um aspecto de grave perigo, seu estilo alegre se torna mais leve e traz esperança para o grupo. A classe Bardo é bem compatível com essa característica pessoal, visto que as habilidades musicais refletem sua habilidade de trazer esperança aos seus aliados.


ENCANTADOR
Você sai de seu caminho para observar as exatidões sociais. Você pode ou não ter motivos escondidos.
Na mesa de jogo: Cada palavra que você fala é dita calculadamente para você conseguir o que deseja. Você é calmo quando o grupo precisa de uma voz racional e diretamente efetiva na hora de demolir um monstro. Semelhante a um mestre político, você constantemente trabalha numa sala, procurando vencer as pessoas de posição mais alta e tornando-as como você. Colocar muitas graduações assim possíveis em Diplomacia reflete sua personalidade vencedora.


CONECTADO
Você tem uma conexão histórica com um dos outros membros do grupo. Vocês podem ser irmãos, amigos de infância, ou estudantes camaradas do mesmo mestre. Vocês podem se gostar mutuamente, ou não; é possível que um ou ambos de vocês não sejam conscientes dessa conexão. Talvez um de vocês fosse mandado para proteger o outro ou de outra forma ficar de olho nele.
Na mesa de jogo: Quando o grupo encarar um problema, você invariavelmente encontra alguém que pode ajudar você. Quando você entrar numa taverna, você inicia uma conversa com o atendente, fofoca com os nativos, ou de outra forma se ajusta diretamente dentro.
Você troca histórias, compartilha as novidades, e faz amigos até mesmo dentro de uma terra do exterior. A perícia Obter Informações é uma excelente ferramenta para exibir esse traço. Quando o grupo precisar aprender as últimas novidades, você aproveita sua rede de comunicações para escutar algo lá fora.


CONSERVADOR
Você gosta de ordem e estabilidade. Você acredita que se o atual sistema sustenta essas qualidades, você trabalharia para assegurar sua longevidade.
Na mesa de jogo: Você prefere adotar e adequar métodos sobre novas idéias. Se um antigo truque ou tática funcionou anteriormente, você está inclinado a tentar ela de novo do que agir sobre um plano novo que possa ou não ser efetivo. Você é vagaroso e deliberado, acreditando que o conceito de precipitação e ações rápidas sejam um bom caminho para dar a você próprio uma preocupação. Durante uma batalha, você recua e esperar por seus inimigos para iniciar seu trabalho. Ao invés de investir, você prefere se mover para frente devagar e preparar um ataque.


DISCIPLINADO
Você é rigoroso e estruturado em sua personalidade esforçada. Esse traço pode se manifestar como constante treino de combate, tempo gasto em meditação ou oração, supervisionando a comida que você come e os líquidos que você bebe, e atividades similares.
Na mesa de jogo: Você faz um exercício ou sistema de meditação a cada manhã. Se você fracassar, você fica preocupado sobre o deslize na rotina para o resto do dia. Em sua mente, seu corpo é na mesma medida uma ferramenta como sua espada, armadura ou grimório. Ele necessita descansar e ter certo cuidado. Você insiste em aproveitar todas as noites de sono sempre que possível, e você espera dos outros para encontrar seu apoio. O talento Vontade de Ferro faz um bom trabalho de refletir sua dedicação.


GUIADO
Você é implacável em suas buscas de questões. Você pode ser guiado para somente quando estiver envolvido em questões especificas (matando demônios, salvando um amigo), ou você pode ser guiado em tudo que você faz.
Na mesa de jogo: Você nunca desiste. Até mesmo em uma situação perdida, seu impulso é para continuar lutando. Durante o jogo, escolha 20 sempre que possível – você é determinado para continuar tentando até você ser bem-sucedido. Você constantemente sobrepuja obstáculos com sua incansável devoção. A força de sua vontade derruba seus inimigos. O talento Fortitude Maior permite a você mostrar sua natureza indomável.


DISPOSTO
Você transborda de energia. Pode ser que você come muito açúcar ou muita cafeína, ou talvez isto esteja em sua natureza, mas para qualquer consideração, você sempre está pronto para ir para a próxima tarefa, desafio, ou missão.
Na mesa de jogo: Você nunca escolhe 20. Tal atividade requer paciência e foco que você simplesmente deixa. Em batalha, você está sempre motivado. O talento Iniciativa Aprimorada faz um grande trabalho de refletir sua natureza, assim como a perícia Acrobacia.


ERUDITO
Você é bem culto, e você gosta de mostrar isso. Você usa palavras importantes justamente porque você pode.
Na mesa de jogo: Adquirir graduações em muitas perícias de Conhecimento quando possível. Desenvolvê-las ao redor se suas perícias primárias estiverem no limite. Um amplo alcance de conhecimentos permite você responder praticamente qualquer questão. Faça referências para o passado do cenário da campanha. Uma invasão orc pode fazer lembrar a você de uma incursão anterior de humanóides, e você fala daquele ataque detalhadamente para aconselhar seus aliados. Fale com o Mestre para ganhar mais conhecimento e história do mundo da campanha que você possa falar em jogo.


EXÓTICO
Você é diferente da maioria das pessoas da região. Você pode ser de uma cultura atípica ou de uma raça diferente; você poderia pertencer a uma religião ou organização pouco comum. Os outros olham você como esquisito e interessante, e eles podem ser preconceituosos contra você ou se aproximar de você.
Na mesa de jogo: Você acha as praticas e tradições locais fascinantes. Você usa um cumprimento diferente, e você se veste com trajes da sua terra nativa. O talento Usar Arma Exótica é uma boa escolha para demonstrar os aspectos únicos da sua cultura. Alternativamente, você pode lutar com um tridente ou foice longe ou outra arma que PJ’s raramente usam. Se você for um conjurador arcano, escolha magias que os membros típicos de sua classe raramente empregam (novas magias desse livro poderia ser um bom começo). Se você for um conjurador divino, fale com o seu Mestre para achar um deus pouco conhecido e apropriado.


FATALÍSTICO
O fim está próximo. Pode ser que você ajude a chegar aqui mais rapidamente.
Na mesa de jogo: Você luta com uma energia e convicção fanática. Você é um impiedoso inimigo e um grande aliado. Uma vez que o mundo está prestes a terminar, você ajuda seus aliados e destrói seus inimigos. Colocar graduações em Conhecimento (religião) reflete sua maestria de dogma e profecia. Você estuda sua fé escolhida e a religião dos hereges, o melhor para combatê-los.


EXIBICIONISTA
Você faz qualquer coisa chamativa e petulante. Você nunca perde nas palavras, e sua mente não resiste a uma multidão. Seu traje e estilo de luta são particularmente distintivos.
Na mesa de jogo: Acuidade com Arma e Especialização em Combate é uma boa combinação para um guerreiro que prefere a rapidez, agilidade e graça ao invés de força bruta. Um conjurador exibicionista usa magias com efeitos visuais dramáticos. Como um relâmpago.


ENGRAÇADO
Você tem um senso de humor. Outros podem ou não podem apreciá-lo. Existem muitas formas de humor; o seu pode ser de rápida compreensão, rude, de trocadilhos pesados, anacrônico, vulgar, inapropriado, inteligente, seco, sarcástico ou alguma combinação desses.
Na mesa de jogo: A perícia Atuação (comédia) é perfeita para você. Quando seu grupo vai a uma taverna, você faz piadas e você se entretém com todos. Mesmo se você tiver acumulado uma grande fortuna, você ainda ama se colocar sobre uma performance no bar local por algumas moedas.


GANANCIOSO
Você adora acumular dinheiro e outras formas de prêmios materiais. Meios de reconhecimentos é pouco para você em comparação a estimular sua realização quando você olha o tesouro amontoado do monstro derrotado.
Na mesa de jogo: A perícia Avaliação é sua ferramenta favorita. Ao explorar uma ruína, você emprega o tempo para examinar qualquer coisa que aparenta ter valor. Enquanto todos os outros reúnem as moedas e gemas de um ogro lorde, você consegue suas botas e armadura para vender posteriormente na cidade.


BENÉVOLO
Você sai do seu caminho para ajudar pessoas, sem pedir nenhuma recompensa depois. Os outros olham você como uma ótima pessoa.
Na mesa de jogo: Você carrega poções adicionais para curar seus aliados, junto com munição, comida, água, e outras mercadorias para sustentar o andamento do grupo. Quando você tiver que escolher entre atacar um inimigo e usar prestar auxílio para ajudar um aliado, você normalmente opta pela segunda opção.


LEAL
Você nunca deixa seus aliados para baixo, os abandona, ou os traem, e você permanece no lado deles até mesmo quando eles o irritam.
Na mesa de jogo: Vontade de Ferro e outros talentos que aumentam seus testes de resistências são bons para elevar suas vielas. Até mesmo as magias inimigas não necessariamente previnem você de ajudar seus aliados.


MISERICORDIOSO
Você mostra condescendência para derrotar inimigos. Você pode ter motivos escondidos pela sua generosidade.
Na mesa de jogo: Quando encarar um inimigo ferido, usa uma ação livre para oferecer a ele a opção de se render. Prepare um ataque para golpeá-lo se ele permanecer a lutar com você.


INGÊNUO
Você é inexperiente e talvez conduzisse um ser protegido antes de tornar um aventureiro. Você ocasionalmente comete erros por não saber alguma vantagem, mas você tem boas intenções, e sua ingenuidade proporciona a você um certo charme.
Na mesa de jogo: Você comete gafes sociais devido a sua limitada visão do mundo. Enquanto outros dirigem situações com tato e auto-confiança, você fracassa de forma semelhante a uma subida de preço em uma louçaria. Evite colocar graduações em pericias baseadas no Carisma, especialmente Obter Informações e Intimidação. Um baixo atributo de Sabedoria, e a conseqüente teste de Vontade baixo, ilustra sua natureza ingênua.


PATRIÓTICO
Você é fiel a sua nação, certa ou errada.
Na mesa de jogo: Você prefere lutar no estilo tradicional de sua terra natal. Suas armas, armaduras, e magias são mais do que simples ferramentas – eles são símbolos de sua terra natal. Talentos como Foco em Arma e Foco em Magia ilustra sua firma ligação com tais símbolos.


PACIFICO
Você não gosta de combater e matar, prefere usar diplomacia, sutileza, fraude, e outros meios não violentos para resolver seus problemas. Entretanto, quando não há outra escolha, você saca a espada ao lado de seus aliados.
Na mesa de jogo: A perícia Diplomacia é seu melhor assessor, desde que você possa usá-lo para solucionar confrontos que poderiam de outra maneira se tornar violento. Toda hora que você tiver uma chance, fique por dentro da situação e use algumas palavras estimadas cuidadosamente para neutralizar tensões.


REFORMADO
Você passou por uma mudança significativa na sua vida. Talvez você tenha sido um ex-criminoso que se mudou para uma nova página ou a uma nova devoção de alguma religião. Talvez você tenha sido um ótimo rapaz que percebeu que bondade não satisfaz.
Na mesa de jogo: Algumas graduações em Esconder-se e Furtividade realçam seu passado. Você também pode investir em pontos de pericias em Abrir Fechaduras e Procurar, dependendo de alguns crimes que você alguma vez em seu passado tenha cometido.


RELIGIOSO
Você reverencia um poder superior. Você pode cultuar uma única divindade, ou você pode incluir todos os deuses em suas orações.
Na mesa de jogo: Conhecimento (religião) é mais do que um principio de coisas superficiais e informações para você. Ela fornece conselhos e avisos em quase qualquer situação. Quando você discute com os outros, você cita livros sagrados e doutrinamento religioso como importantes pontos de debate.


SÉRIO
Você leva tudo com seriedade e tem pequeno ou nenhum senso de humor.
Na mesa de jogo: Você resmunga quando os outros fazem piadas ou aventuras fora de questão. Durante uma sessão de planejamento, você é um dos que chamam pela ordem e coisas organizadas. Investir algumas graduações em perícias de Conhecimento para dar a você a experiência e percepção necessária para ajudar em sua exigência pelo foco e planejamento cauteloso.


PERITO
Antes de você ser um aventureiro, você é dotado por alguma outra ocupação. Você pode ter sido um ferreiro, um chefe, um pastor, um dançarino, um ladrão, ou agora mesmo algo a mais.
Na mesa de jogo: Invista graduações nas pericias Ofícios e Profissão. Toda hora que você tiver uma chance de usá-los, agarre a oportunidade. Dependendo da natureza de suas pericias, você carregar um conjunto completo de ferramentas até mesmo em perigosas masmorras. Por exemplo, um perito cozinheiro exige em carregar a comida do grupo e preparar uma ótima refeição a cada noite, enquanto um perito dançarino procura por prováveis parceiros na taverna local e aceita convite para o baile do lorde local como uma coisa de se esperar.


VINGATIVO
Você tem um rancor contra um tipo particular de criatura, organização, nação ou individuo. Talvez os transgressores tenham matado sua família, queimado sua vila, ou tenha dado um pontapé em você quando era pequeno.
Na mesa de jogo: Pegue um nível de ranger para ganhar a habilidade de classe inimigo predileto contra seu inimigo escolhido. Faça observações de cada rosto oponente a siga a razão de você ter pedido vingança contra ele. O talento Ataque Poderoso, ou magias que causem grande quantidade de dano explosivo, são boas escolhas para distribuir punição contra seus inimigos selecionados.

É isso aí galera. Se gostou, clica no banner abaixo e confere a oferta do nosso patrocinador. Isso  nos ajuda a rentabilizar o blog. A sua contribuição é muito importante!

Um comentário: