Essa dica vai para os jogadores de 3D&T Alpha.Como está escrito no título do blog ,aqui a ideia é de crossover, tentarei sempre abordar vários cenários e sistemas .
Quero abordar a vantagem MENTOR (manual básico página 1D+35)
Segundo a descrição do próprio livro :
Você ainda tem contato com a pessoa que ensinou você a usar seus poderes, habilidades de combate e magias. Pode ser um velho sansei, um guerreiro veterano, um clérigo que ensinou você a louvar uma divindade, um mago que aceitou você como aprendiz, e assim por diante. Ele é muito sábio e sabe responder a praticamente qualquer pergunta. Mesmo que o mentor esteja mor to ou distante, em momentos de dificuldade você pode se lembrar de algum ensinamento importante ou receber uma mensagem telepática.Para conjuradores, esta vantagem oferece três magias extras, além das
magias iniciais (cumulativas com Clericato e Patrono). Elas são escolhidas pelo mestre.
A função dessa vantagem dentro do jogo é muito vaga .Legal , você teve alguém que te ensinou alguma coisa , desde artes marciais até como usar magia e te passou muitos conselhos Se você analisar bem , ajuda até na criação do background ,mas não vejo de fato um retorno do investimento daquele (1ponto) .
Eu sugiro um ajuste que deixará essa vantagem bem mais interessante e de quebra ainda ajudará alguns tipos de jogadores.
Além da descrição normal , acrescente mais um efeito , o de bom senso.Sempre que o jogador for novato ou é simplesmente sem noção e vai fazer alguma coisa que você acha estúpida , traga esta regra para mesa e ajude-os sendo uma "consciente do personagem" , dando uma dica que ele poderá seguir ou não (geralmente seguem).Jogadores impulsivos poderão manter os seus personagens por mais algum tempo ,desempenhando o papel de pessoas ponderadas(e quem sabe aprendam alguma coisa).É apenas uma sugestão , não obrigue ou insista , se ele não quer seguir, que entre na tal "área de tormenta " então , você já fez a sua parte!
Como é explicito na regra , ele pode estar longe ,ou mesmo já ter morrido ,isso não importa .Sempre que precisar você vai contar com a ajuda dele diretamente (telepatia ou espirito )ou indiretamente (lembrando das antigas lições).Quem nunca lembrou da aula de algum professor enquanto se deparava com um problema de matemática , conceitos de física , análises de substâncias químicas ou até relembrando fatos históricos !Em algum momento alguma dessas informações podem ter sido útil e você nem percebeu.
Não é necessário deixar mais caro ou criar uma nova vantagem só para isso , é só mesclar!A história pode ficar bem mais rica e divertida enquanto o mestre atua nos momentos de consciência dos Pjs *.
Pode se usar Vantagem Mentor como uma Vantagem "coringa, simulando os mesmos efeitos do gasto de um Ponto de Destino ou Ponto de Experiência ( dependendo do cenário).
ResponderExcluirBoa dica.
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