terça-feira, 27 de maio de 2014

O Algoz

“Eu nunca vou perdoar... Como se pode perdoar um crime que foi cometido em nome da justiça... Eu não preciso de uma justiça como essa... Se a justiça é algo que exige o sacrifício da pessoa amada... Então eu não preciso da justiça... Eu mesmo forjarei minha justiça com o sangue e os cadáveres de meus inimigos.”

Atendendo a pedidos falemos um pouco de uma classe de prestigio que apesar de todo seu potencial interpretativo, muitos mestres e jogadores mesmo veteranos de mesa o confundem com apenas uma reles maquina de destruição. O Algoz.


1° A Queda.

Em visto da tendência e os poderes, das coisas que estão envolvidas em se adquiri esta classe um mestre sensato deveria manter a atenção do decorrer da campanha, afinal o algoz diferente de outras classes de prestigio, não é algo que simplesmente se possa pegar cumprindo pré-requisitos. A queda precisa de um enredo. Lembre-se Anakim Skywalker levou uma vida toda, três filmes e um mentor maléfico para cair. Uma dica é conversar com o mestre sobre seu interesse de adquirir níveis desta classe ANTES de começar a campanha. A queda não deve ser tratada como algo simples, mas algo que afete o jogador tão profundamente ao ponto dele mudar suas convicções a tal maneira que seu ódio pode levá-lo a até mesmo a destruir a divindade que supostamente o abandonou em sua maior hora de necessidade. Especialmente para paladinos o algoz deverá ser uma escolha muito delicada, afinal quando o personagem abre níveis dessa classe ele não simplesmente adiciona poderes a sua lista, mas seu modo de vida e ate mesmo seu caráter será modificado então pense duas vezes antes de se tornar um algoz.

2° O Caminho da Vingança.

Quando a queda se completa o algoz torna-se algo tão odioso e tão distorcido que divindades malignas e seres do Hades, abismo,inferno ardente ou todos eles vêem no algoz o potencial para cumprir seus objetivos mesquinhos. A partir daí o algoz terá a sua disposição poderes maléficos que farão com que ele atinja seu objetivo. A vingança é o mais comum, atraente e infelizmente o menos explorado. A Vingança nunca é plena, mata a alma e envenena e isto é uma realidade para o algoz. Um algoz nunca se fartara na sua busca por vingança, seu desejo vai ficando mais ardente a cada nível e quanto mais poder ele tiver, mais perdido ele ficara. Nos primeiros níveis o algoz pode somente desmotivar seus antigos companheiros de adoração e nos últimos níveis ele passara a aniquilar e matar membros de sua própria antiga ordem para mostrar a inutilidade de adorar aquela divindade que o abandonou. Seres maléficos se aproveitarão de sua sede e lhe oferecerão poder em troca de pequenos serviços, e estes poderes são montarias, acesso as magias itens e outros afins que o algoz usara em sua senda de vingança. Em sua busca o algoz máximo destruirá quem ficar no seu caminho e isso não o faz uma maquina de destruição e sim alguém tão perdido que não consegue mais diferenciar amigos de inimigos. Lembre-se todo relacionamento pode ser explorado pelo mestre inclusive o relacionamento de um algoz com um lorde das profundezas.

3° Tudo que tem um inicio tem um fim.

E a senda do algoz não é uma exceção. Ao se adquirir esta classe dois resultados são possíveis. Falemos do primeiro: Destruição. Sim a destruição aguarda o algoz. Seja nas mãos do alvo de sua vingança, seja por um grupo de aventureiros bondosos tentando impedi-lo ou mesmo nas mãos do mestre das trevas que patrocinou sua ascensão como algoz. Ninguém gosta quando seu personagem de nível 30 é destruído de forma permanente, mas isso é um fato na senda desta classe. Não pense que só porque você é um jogador ou talvez até mesmo um dos personagens mais importantes da campanha que as forças do bem não tentarão pará-lo. Isso é uma realidade afinal você antes da queda juntava forças para derrotar aqueles que eram maus. Mas pense na possibilidade do rolepaly envolvido nisso. A morte de um vilão pode ser comemorada ou até mesmo lamentada e porque não o seu vilão. Agora a mais improvável: Redenção. Sim isto pode acontecer com o algoz. Como na situação anterior, forças do bem tentarão impedi-lo e até mesmo tentarão redimi-lo. Pecados podem ser perdoados e uma penitencia pode ser cumprida, talvez o algoz perceba que se tornou aquilo que tentava destruir enfim o Arrependimento é uma característica dos mortais que estão sempre mudando e evoluindo, isso que os faz superiores as divindades sempre estáticas no mundo de RPG. O Algoz que alcança a redenção deixará de ser algoz. Portanto esta classe diferente das outras possui um fim pré-determinado, mas de longe isso é algo ruim afinal RPG é interpretação e pense nas possibilidades que seu algoz poderá gerar para a campanha.

4° Tornando-se o mal para derrotar um mal ainda maior.

Ao contrario do que muitos mestres e jogadores pensam, o algoz sim ele pode, sabe e irá trabalhar em equipe e não necessariamente com apenas aventureiros de tendência maligna ou caótica. Claro que muito depende do motivo da queda. Um paladino pode se tornar algoz porque acredita que o caminho do herói não lhe deu poder suficiente para deter aquele lorde das profundezas e no seu desespero ao ver os quilômetros de cemitério que aquele abissal encheu, o paladino resolveu procurar uma maneira mais rápida para detê-lo, o poder das trevas. Isso não quer dizer que ele traíra e destruirá seus amigos. Logicamente ele não será tão atencioso com o clérigo, carinhoso com a barda, ou tolerante com o ladino, mas mesmo assim ainda saberá trabalhar em equipe, tudo por uma causa maior. O inimigo do meu inimigo é meu amigo, principalmente se o alvo do algoz for muito mais forte que ele. O algoz pode abrir possibilidades de alianças e interpretações que outras classes jamais poderiam obter. Lembre-se como vingador, seu algoz poderá conseguir o apoio do seu grupo em nome da amizade, tempo, situações que passaram e até mesmo por amor então não tenha receio. Afinal todos já olharam para o abismo, mas quando ele olhou de volta, todos piscaram... Menos o Algoz.

Gostou? Se gostou, deixe o seu comentário. Isso nos ajuda em nossa aventura. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário