terça-feira, 3 de junho de 2014

Como seria uma crônica de Caverna do Dragão?

Salve, contadores de histórias! Hoje vamos relembrar uma das séries animadas que marcaram a infância de milhares de jovens nas décadas de 80 e 90. Esse post não traz estatísticas de jogo, somente a ambientação e ganchos de aventura.

Se os nomes Hank, Sheila, Diana, Eric, Presto, Bobby e Uni lhe são familiares, você faz parte do conjunto de brasileiros que acompanhou uma das animações de maior sucesso no canal aberto.


Caverna do dragão estreou no Brasil em 1986 na rede bandeirantes e é formado ao todo por 27 episódios animados. Após o cancelamento prematuro da série, surgiram diversas especulações a respeito do verdadeiro final. Quem pensa que a série não teve fim, engana-se. O último episodio foi escrita por Michael Reaves e chama-se " Réquiem". Infelizmente o desenho não foi produzido, mas se tivesse sido, provavelmente teria esse final proposto pelo autor. Uma boa noticia é que o texto foi transformado em uma HQ pelo brasileiro Reinaldo Rocha. A arte pode ser encontrada em PDF facilmente na internet.

Quem nunca se colocou no lugar daqueles jovens? Ser transportado para um universo paralelo com magia e dragões, tentando escapar de um ambiente hostil com a ajuda dos amigos, usando armas encantadas e sob a tutela do famoso Mestre dos magos. Seria legal né? Na verdade, através da sua imaginação, é possível!

A origem de tudo: Como tudo começou? Por que o vingador é mau? Qual seria o verdadeiro nome dele? E o Mestre dos magos, como se tornou o que é?

Existem centenas de perguntas sobre a série que ficarão eternamente sem resposta, mesmo que façam um filme sobre o desenho, não será a mesma coisa. No entanto, podemos deduzir  muitas dessas respostas e gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa versão. Rever uma história que fez parte da nossa infância, recontando-a através do RPG, compartilhando e ter o mesmo prazer pela aventura que tínhamos ao acompanhar a trajetória de seis jovens serem transportados de uma montanha russa para um mundo cheio de perigos fantásticos, procurando uma forma de voltar para casa. Sejam bem vindos ao mundo de Caverna do Dragão!

Considerações gerais e idéias


  • No episódio que seria o 28°, os jovens aventureiros ajudam o vingador a se redimir, confirma-se que o grande vilão era na verdade o filho do mestre dos magos que lhes dá uma escolha: Ficar e ajudar a combater o mal e resolver os vários problemas ainda existentes ou voltar para casa, sem truques ( Agora é para valer!).



  • Uma consideração: No 14° episódio, O Sonho, a menina volta para casa, mas deixa uma maravilhosa visão do futuro ao Bob. Fica implícito que eles retornarão para casa. Discorda? Assista novamente!



  • Apesar da consideração sobre o 14° episódio, você pode escolher qualquer uma das escolhas. Isso porque no episódio 16, A Cidade à Margem da Meia Noite, os garotos descobrem que o tempo naquele mundo não corre como o nosso, sendo assim, Hank e os outros poderiam ter voltado no último capítulo ou em um momento posterior. O certo é que eles voltam em algum momento, e com a mesma idade!



  • Vai que o bárbaro viu que eles se tornariam grandes heróis épicos naquele mundo e seriam mais felizes? E se eles ganhassem o poder de caminhar livremente entre os dois mundos, vivendo em um e ajudando no outro?  Em vez de ficar, partir e dar a oportunidade para que outros heróis desenvolvam-se! Partindo desse ponto, a aventura começa!



  • Existem algumas versões não oficiais de como tudo surgiu no mundo de caverna do dragão, feita por fãs. Eu e o Eric fizemos uma para inspirar as suas histórias, baseada na série, pegando elementos que apareceram no desenho e tentando fazer uma "reconstituição dos fatos". É um exercício criativo bem divertido e se gostar da nossa versão, pode usar a vontade.


A origem

Há muito tempo atrás o Mundo era selvagem, mas encantador. Um lugar onde a magia brotava da terra e circulava no ar. As criaturas nativas viviam em harmonia, sob o olhar curioso de um crescente grupo de criaturas muito poderosas.

Essas criaturas vieram de outras dimensões por um motivo muito específico. Uma qualidade deste mundo que o distinguia de tantos outros: Ele tem acesso a uma imensa quantidade de Portais mágicos. Daqui eles poderiam visitar milhares de outras dimensões, inacessíveis de seus próprios mundos para evoluir e acumularem poder. Eles mantinham certa convivência pacífica, apesar dos diferentes alinhamentos e tendências.

Os portais surgem e se fecham de forma aleatória, e com o tempo, criaturas menos tolerantes surgiram por eles. Foi o caso dos dragões, liderados por Tiamat. Seres malignos por excelência, que trouxeram destruição e medo a diversas cidades e vilas, dentre elas a vila de Helix. Ninguém estava a salvo de tamanho poder, nem homens, nem feras, nem magos.
Diante do imenso perigo, um desses magos se levantou e manipulando imensa quantidade de magia, baniu grande parte dos dragões. Seu nome era Merlim.

Quando Merlim demonstrou tamanho poder, os outros magos e feiticeiros do mundo se reuniram, e reconhecendo a necessidade de uma organização contra futuras surpresas que pudessem emergir dos portais mágicos, criaram um conselho, e elegeram o primeiro Mestre dos Magos, que possuiria, além de tudo, acesso privilegiado ao Portal do Amanhecer, que é o local de onde toda a magia se origina, se tornando assim, detentor de um poder que supera o dos magos convencionais, se tornando quase um deus.
Pouco depois que Merlim ascendeu ao posto, uma nova entidade visitou este Mundo, um ser que concentrava tanta maldade que não podia ser sequer nominado por mortais. Esse ser já havia conquistado muitos outros mundos, escravizando, consumindo, ou destruindo.

Quando ele aqui chegou, nenhum dos magos, nem Merlim, nem o conselho inteiro, nem Tiamat e o resto dos dragões que resistiram, tinham poder para enfrentar a entidade. Ela veio na forma de um vórtex de energia negativa pura, drenando vida, magia, sonhos e tudo o mais que se opusesse a ela. Foi rápido até encontrar Merlin, o Mestre dos Magos, e depois de uma grande luta, destruí-lo.

Quando isso ocorreu, reconhecendo o perigo de um novo Mestre dos Magos surgir, ele elegeu o mais poderoso dentre os feiticeiros do Mundo que estavam dispostos a seguí-lo, como seu servo, dando-lhe parte de seu poder para tomar conta de tudo, e deixando também um mensageiro, que avisaria caso um novo Mestre dos Magos fosse eleito e pudesse ameaçá-lo. Tendo feito tudo isso, partiu para conquistar novos planos.

O nome do feiticeiro escolhido não importava mais, mas ele receberia o título de Vingador.

O conselho se reuniu e juntando forças aprisionou o mensageiro em uma caixa negra, escondendo-a num lugar onde nenhum homem, mago ou feiticeiro jamais poderia por os pés, para que, assim, o próprio vingador estivesse privado de resgatar a caixa.

Feito isso, um novo Mestre dos Magos havia de ser escolhido, tanto para ter a oportunidade de crescer em poder e rivalizar os perigos que pudessem vir dos portais, quanto para manter o equilíbrio de forças. Assim, o atual Mestre dos Magos foi escolhido, há mil anos.

O escolhido foi exatamente o  pai do feiticeiro que escolheu servir “aquele que não pode ser nomeado”, pois dentre todos, depois da morte de Merlim, era o que tinha maior controle sobre a magia.

Ao longo dos séculos, o atual mestre dos magos treinou diversos grupos, trouxe diversos guerreiros de outros planos e suportou diversos ataques de seu filho, o Vingador, mas apenas com os atuais meninos ele teve sucesso em criar um grupo forte e unido o suficiente para poder enfrentar os perigos que se opunham entre a redenção do Vingador e o retorno do grande Mal.

Prólogo

O lar é o reflexo do coração, um reflexo que vocês estão começando a entender. -Mestre dos Magos

Existem duas formas de você desenvolver uma crônica no universo de Caverna do Dragão. A primeira é focar toda a campanha nesse mundo, ajudando o Mestre dos magos a combater o mal. A segunda forma é pegar um jogo em andamento ( o que você joga atualmente), em um mundo qualquer, e associar com uma aventura nesse universo, onde os personagem chegam, cumprem as missões e voltam para as suas respectivas realidades, mais experientes. Isso é possível diante da infinidade de portais que existem naquele mundo. Esse é aquele momento em que você joga com aquele personagem de outra aventura que você tanto gostou, mas a campanha acabou. Reunir seres de diversos tempos e espaços seria algo interessante, não sem algumas adaptações. A duração dessa aventura dependerá do grupo ( até onde o Mestre dos magos irá prendê-los aqui xD)

Ganchos de aventura

Confira abaixo uma lista com 8 dicas ganchos de aventuras que você poderá desenvolver da forma que achar melhor.

1- O atual Mestre dos magos decide nomear um substituto que será escolhido entre os mais nobres aventureiros que aceitarem tamanha responsabilidade e passarem em seguidos testes ao longo de um ano.

2- O Mestre dos magos refez o antigo conselho, junto ao seu filho Killian ( antigo vingados) para se preparem para deter Aquele cujo nome não pode ser dito. Precisarão mais do que duas pessoas para formar um conselho não só de feiticeiros, mas de heróis que serão selecionados e capacitados para forma um conselho que se chamará Nova era.

3- Hank, Sheila, Diana, Eric, Presto e Bobby decidem voltar para casa, porém o Mestre dos magos lhes pede uma última missão; Indicar outros seis jovens do seu mundo de origem que possam substituí-los nas tarefas como aventureiros em O Reino. Os antigos pupilos escolhem e entregam aos sucessores ingressos para uma certa montanha russa em um certo parque de diversões conhecido como Dungeons and Dragons...

4- Os personagens caem em O Reino e precisam descobrir uma forma de voltar para o plano de origem. Descobrem que um tal Mestre dos magos pode ajudá-los e devem procurá-lo. Depois de achá-lo ( ou ele achá-los), o grande arquimago estará disposto a ajudá-los, porém descobre que o portal para a terra natal dos visitantes está inacessível. Para desvendar esse mistério, o Mestre dos magos poderá guiá-los até a solução, mas explica que somente eles podem encontrar a solução para esse mistério.

5- Enquanto Killian era O vingador fez muitas maldades e uma delas foi ter aprisionado e escravizado várias criaturas. Atualmente, todas foram libertadas, porém algumas delas estão sem memória. Sentido-se culpado, Killian pede ao pai a responsabilidade de guiar aqueles seres de volta para as suas respectivas realidades ( já que nem ele mesmo lembra das maldades que fez como Vigador). O grupo que ele guiará será o grupo dos jogadores!

6- Depois de um treinamento extenso, Killian recebe do pai o titulo de Mestre dos magos ( irônico, não?). Isso acontece dois anos depois dos acontecimentos do capitulo Réquiem. Agora, Um outro ser ocupa o cargo vago de Vingador e além de vingança contra o traidor, promete levar a escuridão total a todo o multiuniverso. O novo Mestre dos magos precisará encontrar discípulos para ajudá-lo nessa tarefa.

7- Aquele cujo nome não pode ser dito nomeou um novo vilão para ocupar a vaga de Vingador e prepara-se para devastar o Reino. O Mestre dos magos precisa se fortalecer contra a futura invasão, criando e treinando um novo conselho, agora não mais formado apenas de feiticeiros, mas com todas as especialidades ( Um grande guerreiro, bárbaro, Ranger, Druida, Bardo...) que o apoie nesse combate épico. Os personagens dos jogadores serão escolhidos ao chegar de um outro plano para se juntar a batalha!

8- O novo Vingador roubou do plano do jogadores um artefato mágico raro e poderoso. Agora eles terão que viajar até o Reino para reaver o objeto. O combate direto será suicídio ( ao chegarem aqui, por mais poderosos que sejam em seus planos de origem, algumas das suas habilidades são reduzidas/ alteradas/ eliminadas.). Sorte deles poder contar com um jovem recém empossado Mestre dos magos que conhece as artimanhas do lado maligna e pode ajudá-los a cumprir o objetivo deles.

ADAPTAÇÃO PARA O SISTEMA DAEMON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário