sábado, 26 de julho de 2014

THOG, O ANCIÃO

Uma das criaturas mais legais do universo Hiboriano. Ela tem todo um conceito oculto e inominável do Lovecraft, que é uma das coisas que mais me atrai no horror. Se quiserem se informar melhor sobre Thog, procurem o conto do Robert E. Howard chamado "Xuthal do Crepúsculo", ou a décima HQ da Espada Selvagem de Conan, cujo título é "A Sombra no Palácio da Morte".


(...)

THOG, O ANCIÃO

ESBOÇO BIOGRÁFICO
Thog é um demônio terrível, que rasteja pelos corredores de Xuthal na forma de uma grande sombra, consumindo os desafortunados que cruzam seu caminho. É descrito por Thalis como o “Deus de Xuthal”, que esteve na cidadela desde sua fundação. É desconhecido se Thog ou Xuthal veio primeiro, mas seja o que for, essa criatura sempre têm perseguido pelos corredores da cidadela em busca de presas. O povo de Xuthal teme Thog, mas aceita seu destino como sacrifícios necessários. É graças a Thog que as milhares de pessoas que viveram ali, foram resumidas a centenas.
Thog também é uma criatura lasciva, apesar de sua aparência sobrenatural e repugnante. Isso ficou claro no momento em que ele tenta estuprar Natala, ao invés de simplesmente devorá-la (o que parece ser um modus operandi do ser).

“Trata-se de Thog, o Ancião, o deus de Xuthal, que vive na cúpula subterrânea do centro da cidade. Sempre viveu em Xuthal. Ninguém sabe se chegou com os antigos fundadores, ou se já estava aqui quando a cidade foi construída. Mas o povo de Xuthal o adora. Quase sempre dorme sob a cidade, mas, às vezes, espaçadamente, sente fome, e então vaga pelos corredores secretos e pelas habitações mal iluminadas, buscando uma presa. ortanto, ninguém está seguro.”

“Naquele momento, a coisa brilhou com um resplendor fosforescente que cegou Conan, ao mesmo tempo em que sentia a enorme massa separar-se dele, deixando seu sabre livre. A arma e a mão que a sustentava golpearam no vazio pela última vez. O corpo brilhante do monstro caiu como um meteoro e Conan, completamente aturdido, notou que se encontrava na beirada de um poço, de abertura muito larga, com superfície escorregadia. O cimério ficou apoiado sobre este durante um momento, observando como a coisa brilhante desaparecia no fundo, até tocar uma superfície resplandecente que, durante um segundo, pareceu ascender quase até a superfície do próprio poço. Conan olhou pela última vez para o negro abismo, no qual reinava o mais absoluto silêncio.”

APARÊNCIA FÍSICA
Thog é retratado como tendo um enorme rosto, semelhante ao de um anfíbio, cujos traços são tão imprecisos quanto os de um espectro visto num pesadelo. Com “grandes piscinas de luz, que parecem ser os olhos”, e um corpo cujo “esboço parece esfumaçar-se e alterar-se sutilmente”, embora sua substância seja aparentemente sólida e consistente. Não há nada de nebuloso ou fantasmagórico nele. Thog tem seus membros, mas também ostenta “tentáculos escuros”.

TRAÇOS E HABILIDADES
O corpo de Thog parece ter a capacidade de oscilar entre a encarnação de um misteriosa criatura entre o um réptil e um anfíbio, e uma forma sombria, com diferentes graus de corporalidade. O demônio também aparenta ser muito resistente, pois sobreviveu mesmo a diversos golpes de Conan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário