para outro post até para não ficar longo de mais. Agradeço a atenção e espero que gostem do post.
A organização dos vampiros possui em sua base os Clãs, que são iguais ao senhor do vampiro, como no antigo A Mascara cada Clã tem suas Fraquezas e Disciplinas próprias, cada Clã tem uma Disciplina exclusiva que não ira se repetir em outros Clãs, mas que pode se tornar disponível dependendo da Linhagem, essa Disciplina “extra-clã” como tratada no livro também pode ser adquirida por Pontos de Experiência, mas ela deve ser aprendida com alguém ou ter acesso ao conhecimento através da diablerie (matar outro vampiro tomando todo seu sangue, crime terrível para os vampiros) o que por si só pode gerar já uma pequena trama, um Gangrel que apresenta Majestade pode ser alvo de investigação para saber se é um diablerista ou se tem um Deva simpático de mais distribuindo segredos de Clã por ai.
Os clãs tem suas variações que se chamam linhagens, então se um dos clãs não agrada ao jogador ou narrador ele pode fazer uma variação criando linhagens, no livro cada Clã possui pelo menos uma linhagem como exemplo, existe regras para criação de linhagens próprias e livros para abordar o tema. Os clãs foram divididos em 5, colocarei as Fraquezas e disciplinas de cada Clã e sua provável equivalência se tiver com a Mascara, a Disciplina exclusiva de Clã estará em itálico. Os Clãs são:
Deva: Emocionais, sensuais e passionais, os Devas são os predadores hedonistas dos amaldiçoados;
Disciplinas: Celeridade (Comparável a antiga rapidez), Ímpeto (Comparável a Potencia) e Majestade (Comparável a Presença). Fraqueza: Sempre que evitar se entregar ao seu Vicio (seria sua falha de caráter todo personagem deve ter uma) o Deva perde 2 pontos de Força de Vontade.
Gangrel: Os selvagens, os inconquistados, são aqueles que tem o maior conhecimento do lado bestial da maldição dos vampiros, nunca se ligando a nada ou ninguém. Disciplinas: Animalismo, Metamorfose e Resilencia (equivalente a Fortitude). Fraqueza: Os testes de Inteligência e Raciocínio (que não seja de percepção ou reação a supresa) não ganham o beneficio da explosão do 10 (o direito a jogar novamente o dado que cai 10) e todo 1 obtido do dado cancela um sucesso.
Mekhet: Sombrios, reservados, rápidos e sábios, são os traficantes de segredos e amantes da escuridão. Disciplinas: Auspícios, Celeridade e Ofuscação. Fraqueza: Recebem 1 dano agravado a mais por fogo ou luz solar.
Nosferatu: Fortes e horripilantes, esses malditos carregam o fardo de refletir em seus corpos ou apenas em sua presença o horror que se esconde em suas almas. Disciplinas: Ímpeto, Ofuscação, Pesadelo (não teria muito equivalência, mas seria mais próximo de Demência ligada ao medo). Fraqueza: Os testes de Presença e Manipulação (com exceção se tiver Intimidando) não têm o beneficio da explosão do 10 e todo 1 obtido cancela sucesso.
Ventrue: Os lordes da noite, reis e senhores. Os Ventrue são os líderes da sociedade, quer ela aceite isso ou não. Disciplinas: Animalismo, Dominação e Resilencia. Fraqueza: Em testes para evitar a aquisição de perturbações (depois de perder Humanidade) o Ventrue tem -2 dados.
(Bem semana que vem continuarei com Linhagens provavelmente e depois Coalizões, peço desculpa pelo tamanho dos posts, mas acho que para apresentar um cenário novo demanda tempo, mas por favor palpitem, mantenho esse formato um pouco mais longo ou parto para post bem mais resumidos?)
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