quarta-feira, 23 de julho de 2014

Inspiração para as classes de personagens medievais

Essa dica é para quem gosta de desconstruir  conceitos formais de jogo e o post da vez é sobre D&D. Essas dicas são mais interpretativas, podendo ser usadas para qualquer sistema de regras em cenários de fantasia medieval clássica. Basicamente, coletei dez aspectos das principais classes de personagens medievais mais comuns  que podem ser observados e retrabalhadas  durante o jogo. Leia todos ou escolha a sua preferida, colete as dicas que achou mais interessante, adapte ao seu modo de jogo e vá contar boas histórias!


Bárbaros

Bárbaros são a linha de frente nos combates corpo a corpo. Guerreiros provenientes de lugares inóspitos, são lutadores brutais que dispensam técnicas de combate, vencendo através da resistência dos seus corpos e da força dos seus músculos para vencer os inimigos em fúria!

1- Seja confiante. A sua força não vem apenas dos músculos, mas também do seu espirito. Tenha uma presença forte. Isso te permitirá derrotar o inimigo antes mesmo de tocá-lo. Na frente do inimigo, tenha sempre um olhar ameaçador.

2- Deixe que os outros pensem que você é burro. Não importa se você não perde tempo tentando entender aquelas manchas em um papel. Grande bosta! A vida te ensinou muito mais do que um punhado de "letrinhas". No momento certo, quando perceberem o seu graus de sabedoria, entenderão do porquê você ainda estar vivo até hoje.

3- Dê um dedo para não entrar em uma batalha, mas um braço para não sair de uma! Depois que começa a bater, nem os deuses sabem quando você vai parar!

4- Ser destemido não significa que você seja estupido, ou suicida. Evite arriscar a sua vida por bobagem, mas quando arriscar não hesite em nenhum momento!

5- Não acumule riquezas. Deixe isso para os tolos civilizados. Todo o metal que passar pelas suas mãos serve para pagar a carne que te manterá em pé nas batalhas, a cerveja que anestesiará as dores de suas feridas e as mulheres que te deixarão relaxado e pronto para um novo combate no dia seguinte. Todo o resto ficará para os abutres quando você morrer.

6- Leve com você a arma mais letal que puder carregar . Aprenda a se esquivar de tudo. Esqueça os escudos e armaduras, essa tralha só atrapalha os seus melhores movimentos No final das contas, a melhor defesa é um bom ataque!

7- Para sobreviver, saiba escolher os melhores aliados. Use o seu instinto. Aos leais, proteja-os com o seu sangue. Aos desleais, arranque-lhes a cabeça. Todos devem saber que nunca deve-se enganar um bárbaro.

8- Evite mexer com magia. Essas coisas sem explicação só causam problemas.

9- Evite mexer com os mortos a menos que eles mexam com você. Nesse caso, mesmo sem saber se você vai conseguir matar algo que já está morto, morra tentando!

10- Antes matar do que morrer.

Ladinos

1) Seja precavido: Planeje as suas ações. Um bom ladino tem que conhecer o terreno em que está pisando, metaforicamente e literalmente falando.


2) Seja furtivo: Prefira andar pela "sombra" e nunca entre em um combate direto, os bárbaros e guerreiros são muito bons nisso. Prefira ataques a distância, mas se não é possível, você poderá ajudá-los atacando o inimigo pelas costas de forma certeira e mortal.

3) Evite furtar o seu próprio grupo, principalmente se tiver um paladino junto. Mas se o fizer, tenha certeza que não será pego!!! Para o seu próprio bem...

4) Nunca lute até a morte. Corra! Afinal de contas, alguém tem que sobreviver para resgatar o grupo, ou conseguir magia de ressurreição suficiente para todo mundo...

5) Se descobrirem uma mentira sua, invente outra para encobrir a primeira. Nunca diga a verdade, negue até a morte!

6) Vasculhe toda a Dungeon. Existem tesouros escondidos nos lugares menos prováveis.


7) Na exploração de masmorras, sempre vá na frente e desarme as possíveis armadilhas que encontrar pelo caminho. Assim o clerigo do grupo não desperdiçará as suas magias de cura com aquele bárbaro valente, durão, mas tipicamente impaciente que "desativa" todas as arapucas na marra!

8) Cuidado ao furtar pessoas fora do seu grupo. Visualize as rotas de fuga, prepare uma desculpa esfarrapada ( ops, a minha mão esbarrou sem querer dentro do seu bolso. Que coisa não?) e em última caso, chame pelo homem de armas do grupo e convença-o que está sendo injustamente atacado!!!

9) Sempre ande com o seu kit de ladinos. Nunca se sabe quando irá precisar.

10) Prefira armaduras leves e armas pequenas, porém mortais. Nunca se sabe quando será necessário fugir e uma adaga é bem mais fácil de ocultar e surpreender o inimigo!

Monge

1- Seja paciente. Sempre observe a situação atual antes de agir e seja o elo forte que une o grupo rumo a vitória. Equilibre o jogo e corrija as desvantagens. 

2- Surpreenda os adversários. Ninguém dá muito valor a um lutador de mãos vazias...até ter alguns ossos do corpo quebrados. 

3- Priorize as suas defesas. A batalha não é objetivo do monge, mas um meio para se alcançar a iluminação. Não se trata do quão forte você pode bater, mas sim de quantas vezes você pode evitar de ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada.

4- Evite armaduras. Use armas leves que possam ser facilmente ocultadas. Uma adaga pode ser bastante útil em um momento de fuga e uma funda é perfeita para distrair/ irritar adversários. 

5- Durante viagens, carregue poucos objetos. Quanto menor o peso, maior a sua movimentação. Para compensar, agregue valor ao pouco que levar. No monastério você aprendeu a driblar as privações do corpo e as fraquezas da alma. Também entendeu o valor de itens simples, mas úteis como as várias funções que uma simples corda apresenta.

6- Aprenda a desestabilizar os seus oponentes. Se mesmo com todo o seu treinamento como monge, o seu oponente ainda carrega uma vantagem sobre você, desarme-o. Essa vantagem acabará assim que a espada dele, ou "similares", cair no chão.

7- Não se abale perante a magia. O seu treinamento corporal e espiritual te fez forte para resistir a essa ameaça. Seja rápido e garanta que os seus adversários não tenham mãos para gesticular ou boca para verbalizar efeitos mágicos. Se o risco persistir, force-os a "meditar" inertes no chão por algumas horas...

8- Evite itens supérfluos. A sua meta não são as riquezas materiais, mas sim as espirituais. Evite objetos (mesmo mágicos) que não condizem com a sua filosofia pessoal.

9- Seja simples e evite exibicionismos. Use as suas habilidades marciais no momento certo, na hora certa.

10- Saiba quando entrar e quando sair de uma batalha. Aconselhe os seus companheiros sobre a verdadeira força de um grupo unido.

Ranger

Essa dica de classe é direcionada aos habilidosos mestres do rastreio, conhecedores do terreno que seguem as suas caças implacavelmente aonde quer que ela vá. Quem está jogando com esse perfil de personagem terá agora 10 motivos para se destacar e não ser apenas mais um Ranger no meio da floresta ( ou outro terreno). xD

1- Seja audacioso. Não hesite diante das ameaças. Sem a coragem necessária, um dia você deixará de ser o caçador para ser a caça.

2- Lembre-se que você é um sobrevivente. Você deve isso ao conhecimento que adquiriu durante anos em ambientes hostis. Antes de caçar, estude o terreno. Conheça-o como se fosse a palma de sua mão.

3- Ao se aproximar do seu alvo, seja furtivo. Estude os seus pontos fracos primeiro e aproveite o momento em que ele estiver distraído para dar o golpe fatal. 

4- Seja bom no ataque a distância e no corpo a corpo, mas prefira o ataque a distância. Se você pode abater a caça e sair ileso depois, porque iria se arriscar em um combate direto, igual a um bárbaro frenético? Contudo, se a distância não puder ser mantida, faça o alvo se arrepender de ter se aproximado.

5- A sua relação com a natureza permite-lhe usar não apenas o terreno, mas também a vida animal a seu favor. Tenha bom senso ao pedir o auxilio da vida selvagem para cumprir os seus objetivos e seja generoso ao retribuir os seus favores.

6- Fique alerta. Durante o percurso de uma viagem ou acampando no meio da mata, você é o cara mais indicado para evitar surpresas desagradáveis no caminho. Preveja o perigo na trilha indo na frente e certifique-se que o seu companheiro bárbaro/ guerreiro esteja com a arma em mãos quando as previsões não forem boas.
ou até cego, mas terá certeza que a sua flecha não seguirá outro caminho que não seja a cabeça do seu alvo!
7- Aprenda a manter uma boa mira mesmo nas condições mais adversas. Você pode estar bêbado, tonto 

8- Não se preocupe com a comida durante as suas viagens. Para que comer ração de viagem se você pode assar um porco do mato? ( só um exemplo). Você é um caçador, então vá a caça!

9- Apesar da sua conexão com a natureza, você não precisa se isolar no meio selvagem. Você não é um Druida. Sempre que puder, beba uma boa cerveja na taverna e usufrua de uma cama macia na estalagem ( se estiver acompanhado de uma bela donzela, será ainda melhor) antes de uma nova caçada.

10- Seja o guia do seu grupo. O seu instinto de sobrevivência será muito importante para evitar riscos desnecessários no caminho.

Guerreiros

1- Seja dedicado a arte do combate. Lutar não se limita a brandir uma espada e esquivar de um ataque. Vencer uma luta envolve uma boa estrategia.

2- Guerreiros são a linha de frente nos combates corpo a corpo, assim como o bárbaro. O que geralmente os diferencia são as suas atitudes dentro do campo de batalha. Enquanto o bárbaro corre furiosamente ao encontro do inimigo, você caminha compassadamente ao mesmo encontro, com uma atitude firme e calculada, prevendo os movimentos do adversário.

3- Cuide bem dos seus equipamentos, principalmente a sua espada. Ela é uma extensão do seu próprio braço e a sua armadura é a sua segunda pele. Escolha-os bem.  Saiba como conservá-los da melhor maneira, pois um dia, esse zelo poderá salvar a sua vida.

4- Sempre carregue pelo menos uma adaga, por precaução. Você nunca sabe quando será desarmado ou capturado pelo inimigo, então uma boa adaga poderá ser mais útil do que se pensa.

5- Quando estiver lutando com vários inimigos, foque os seus golpes em um e derrube-o. Defenda-se do ataque dos outros, mas foque os seus em um único alvo e quando ele cair, derrube o próximo! Um de cada vez, limitando a cada momento a quantidade de golpes que você precisa evitar por vez

6-  Seja  confiante em suas palavras e forte em suas atitudes. Não deixe os obstáculos te pararem, não tenha medo da derrota, pense rápido! A vitória pertence aos destemidos.

7- Analise os pontos fracos do inimigo. Deixe-o livre para agir, observe e bata onde mais dói!

8- Entenda como funciona a cabeça do seu adversário. Sabendo a sua ação, você pode preparar a melhor reação adequada.

9-  Busque a versatilidade de técnicas. Você pode ser muito bom em algo, mas  um dia esse algo pode não ser suficiente para salvar a sua vida e talvez você precise de uma habilidade boba para escapar de uma grande enrascada!

10- Tenha uma defesa decente contra a magia. Do que adianta toda a sua capacidade combativa, se você não consegue chegar perto o suficiente para cortar o pescoço de um maldito mago? Disciplina a sua mente e ela guiará a sua espada.

Mago

1- Seja um estudioso. O trabalho de revirar tomos antigos em busca de conhecimentos ocultos valerá o esforço  quando a sua capacidade de manipular a magia for efetiva.

2- Fortaleça o poder das suas magias e aprenda a usar o efeito certo, no momento exato.

3-  Aprenda sobre magias que potencializem os pontos fontes do seu grupo. Uma bola de fogo pode ser efetiva para destruir as defesas do inimigo, mas um companheiro magicamente mais rápido pode te livrar de um ataque surpresa.

4-  Treine  a habilidade de usar armaduras leves. Mesmo com as dificuldades que essa proteção traz a sua capacidade de usar magia, não se esqueça que você só usará magia se estiver consciente e uma proteção um pouco melhor que as roupas do próprio corpo podem permitir que você tenha tempo suficiente para conjurar os seus poderes.

5-  Tenha algum treinamento com armas de longo alcance. De preferência, uma besta ( elas são mais práticas) Afinal de contas, você não é um poço infinito de magias e não se tornará um inútil quando elas acabarem.

6-  Enquanto o guerreiro melhora o seu condicionamento físico, você deve melhorar a sua capacidade mental. As suas maginas dependem disso, pois quanto mais capacidade de aprender, mais poderoso  você será!

7- Aprenda o máximo de idiomas que puder, pois o conhecimento não está restrito a sua cultura. Certas habilidades estarão acessíveis apenas a poliglotas e algumas linguagens são não- verbais ( simbólica)

8- Aprenda a fabricar poções mágicas e sempre ande com algumas delas. Ter munição extra sob o manto ajuda nos momentos críticos

9- Proteja bem o seu grimório de prováveis usurpadores. De preferência disfarce-o bem ( sob o manto ou com a aparência de outro objeto) e  não o deixe a vista de possíveis inimigos. Esse livro de magias é a sua proteção contra os perigos do mundo e você não vai querer ficar sem ele, não é?

9- Por baixo do robe, guarde pelo menos uma adaga. Nunca se sabe quando será preciso cortar algo ou alguém.

10- Tenha estrategias próprias ( combos de magia) para combater inimigos específicos. Surpreenda os seus adversários!

Paladino

Feiticeiro

1- Você é um auto- didata. Pratique o seu dom de manipular as forças arcanas ( auto- conhecimento). Diversifique o poder das suas magias e aprenda a usar o efeito certo, no momento exato.

2- Aprenda sobre magias que potencializem os pontos fontes do seu grupo. Uma bola de fogo pode ser efetiva para destruir as defesas do inimigo, mas um companheiro magicamente mais rápido pode te livrar de um ataque surpresa.

3-   Enquanto o mago passa horas debruçado sobre livros empoeirados, você tem a vantagem de manipular a magia de forma natural, então sobra tempo para se dedicar a outras artes. Seja versátil e diversifique as suas habilidades. Ser especializado demais em apenas uma área te priva de ser bem sucedido nas outras, então esteja sempre preparado!

4- Foque em magias de combate

5- Aprenda a fabricar poções mágicas e sempre ande com algumas delas. Ter munição extra sob o manto ajuda nos momentos críticos.

6- Treine  a habilidade de usar armaduras leves. Mesmo com as dificuldades que essa proteção traz a sua capacidade de usar magia, não se esqueça que você só usará magia se estiver consciente e uma proteção um pouco melhor que as roupas do próprio corpo podem permitir que você tenha tempo suficiente para conjurar os seus poderes.

7- Tenha estrategias próprias ( combos de magia) para combater inimigos específicos. Surpreenda os seus adversários!

8 -  Tenha algum treinamento com armas de longo alcance. De preferência, uma besta ( elas são mais práticas) Afinal de contas, você não é um poço infinito de magias e não se tornará um inútil quando elas acabarem.

9 & 10?- Não sou muito fã dessa classe ( pelo menos da forma como ela foi concebida no D&D3.5). Vou ficar devendo. xD

Bardo

1- Seja cativante. Inspire os outros com a sua música e suas histórias. Poder nenhum no universo é verdadeiramente eficaz sem uma boa motivação.

2-  Oculte as suas armas em seus instrumentos musicais, ou transforme-os em seu próprio equipamento de combate! Um violina pode ser adaptado para lançar virotes envenenados ao toque de uma nota especifica ( já imaginou? Me dá um "MI". Toma! E morreu. xD) ou a inofensiva flauta pode se transformar em uma adaga exótica! Use a sua imaginação e surpreenda os seus inimigos.

3- Componha uma balada heroica da última aventura que você presenciou ou descreva um quadro que você pintou da última batalha que o seu grupo vivenciou. Use a sua arte para explorar todo o potencial do seu bardo e ganhar uma experiência extra ao fim da sessão...xD

4-  Deixe a sua marca por onde passar. Seja o seu nome estilizado, um simbolo histórico, um tipo de heroísmo especifico. Qualquer um! O importante é que seja único, levando as pessoas a associar aquela marca diretamente a sua pessoa.

5- Estude a cultura local. Do que adianta viajar e se arriscar pelo mundo sem vislumbrar as suas maravilhas? Visite a biblioteca  ou interrogue os habitantes locais. A tabernas também são excelentes fontes de inspiração...

6- Prefira armas de longo alcance para dar suporte ao grupo durante os combates. Aproveite que está a uma distância segura, analise a situação e inspire o seu grupo a chegar  a vitória!

7-  Permita  que os seus inimigos o subestimem. Tente aparentar ser menos do que realmente é, e treine algum estilo de combate que envolva muita agilidade e movimentação.Armas pequenas, mas bem manuseadas podem ajudar no processo.

8-  Bardos são a alma do grupo, o elemento que manipula as emoções. Na derrota ou em momentos decisivos, até mesmo o melhor dos guerreiros precisa de palavras de encorajamento para se reerguer/ tomar uma decisão  e você faz muito bem esse papel.

9-  Seja encantador no arranjo de suas palavras e chamativo em suas atitudes. Crie frases de efeito, gere situações para " quebrar o clima" em momentos de tensão.

10- Saiba como se relacionar bem com todo mundo. Aprenda a cativar desde o mais bruto dos bárbaros até o mais inteligente dos magos. Essa prática exige domínio sobre as diferentes formas de comunicação e empatia. Seja um conquistador de corações!

Druida

1- Seja protetor. Proteja a vida, onde quer que ela nasça. Evite que sejam desperdiçadas. De preferência, atordoe os adversários, em vez de matá-los, a menos que eles "peçam" muito pela morte. E peça desculpa ao grande espirito quando não puder evitar que uma se perda.

2- Ensine ao próximo a importância de se proteger o meio ambiente e respeitar a vida animal. Algumas palavras de reflexão são mais poderosas do que uma  represália,  vingança. 

3- Esteja paramentado com itens naturais que inspirem respeito ou medo no inimigo; Chifres, garras, máscaras animalescas...

4- Prefira ataques a distância, pois as suas magias de cura podem ser um excelente suporte na hora do sufoco, MAS apenas se você não cair primeiro na zona de combate.

5- Enquanto o mago passa horas estudando as artes arcanas e o clérigo reza para os seus deuses, você contempla a natureza. Ela te fornece o alimento, proteção e magia necessária. Escute os sons da floresta e retribua os favores do grande espirito.

6- O seu companheiro animal é seu aliado, não seu escravo. Ajude-o para ser ajudado. Não o exponha a perigos desnecessários e recompense-o pelos favores prestados.

7- Se a armadura que você veste ou a arma que empunha foram fabricados com traços de antigos animais, faça uma ligeira prece a natureza, agradecendo o sacrifício e pedindo proteção.

8- Incentive e aproxime os filhotes de qualquer raça inteligente ( crianças) da natureza, do amor a todo tipo de vida. Permita que tenham maiores chances de crescer com esse respeito pela força vital que lhes dá vida. Assim, o seu trabalho como um sacerdote primitivo da mãe natureza terá um resultado mais profundo e duradouro.

9- Prefira magias que ajudem você e os seus companheiros de aventura, principalmente ao seu companheiro animal. Seja leal a ele, como ele será com você.

10- Conheça o seu terreno como se fosse a palma de sua mão. Especialize-se nele e traga os seus inimigos para ele, onde você é mais forte. A mãe natureza lhe dará a proteção que o seu filho pede.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Marcos! E fica ligado para quando sair mais post. =D

      Excluir
  2. Muito legal essas dicas sobre o monge , geralmente quem segue mesmo o caminho certo do monge por espelhar o personagem e não pelos bonus , ja sabe oque ta escrito , cada um tem que alcançar isso.
    Essa frase do Rocky.... Eico * 0 *

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana. Mas faltou o Paladino :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOL. Verdade, mas vem no próximo post junto com o clérigo e outros. =D

      Excluir
  4. Muito bacana!! \o/ \o/ \o/ (:

    ResponderExcluir