sábado, 16 de agosto de 2014

Narrativas Hack and slash

Narrativa Hack and slash trata-se de um estilo de jogo tradicionalmente adotada por grupos de D&D, baseando-se quase que exclusivamente em invadir Dungeons, matar monstros e pilhar tesouros. Na criação dos personagens, os jogadores esforçam-se em dominar as regras oficiais para criar personagens imbatíveis e esquecem-se de outros elementos importantes para uma boa partida de role playing game. A interpretação ou a história pouco importam, contato que aquela classe de prestigio combinada com uma certa quantidade de talentos sejam suficientes para derrubar até mesmo o próprio mestre da cadeira! ( e as vezes conseguem!).



Muitos entram em contato com o RPG assim, onde alguns evoluem em alguns meses para uma sistemática mais madura, enquanto outros passam anos presos a uma mentalidade de matar, pilhar e destruir, onde a aventura só fará sentido se eles puderem apelar, usando toda a mecânica do sistema de regras oficiais disponíveis e se houverem vencedores no final.

Jogar RPG não é apenas invadir masmorras e matar Dragões. Onde está a motivação nos combates? Porque você vai arriscar a sua vida com esse grupo de pessoas? Será que essa classe/ talento/ conceito de personagem é interessante de alguma forma para a história ou você está apenas enxergando combinações poderosas mirabolantes para se dar bem no final? Onde está o seu bom gosto por boas histórias e personagens cativantes? ( perdeu-se em meio aos cálculos daquela magia de 9° ciclo?)

Narrativas Hack and slash tornam-se cansativas e no final das contas não passam de um simples jogo de tabuleiro ou uma partida de MMORPG.

O que você acha?

3 comentários:

  1. Isso me fez abandonar 2 grupos em que a história era descartada para dar lugar a monstros e monstros. E a cada final de combate se repetia a frase: "quanto ganhamos de ouro e XP? quero melhorar isso e comprar aquilo".
    História original só um jogador fez, os demais se ocupavam vasculhando compêndios e regras para fazer o "O herói perfeito e imbatível".
    Como dito no texto, sentia-me como um servidor de MMORPG, apenas calculando dano e recompensa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que campanhas com bastante histórias intrigantes e muita interpretação são as melhores, eu particularmente gosto de jogar campanhas que se resolve quase tudo com uma boa interpretação e quanto menos eu rolar dados melhor, no entanto acredito que RPG tem como seu maior objetivo a diversão entre amigos, e aqueles que gostam de jogar somente pra verem o sangue escorrendo e o dano subindo também é válido, desde que todos os membros do grupo estejam se divertindo incluindo o mestre.
    O RPG esta ai pra todos que se interessem e cada grupo tem sua particularidade, o mais importante é que no final tenha sido recompensador, independente se a recompensa é muito ouro e XP, ou a lembrança de ter vivenciado parte de uma grande história.

    ResponderExcluir