"MESTRE: Vocês estão adentrando cada vez mais fundo na Dungeon e a luz deixa de acompanhá-los para dar lugar a um ambiente frio e úmido , estão cada vez mais enxergando menos , continuarão assim mesmo?
JOGADOR : Eu pego a minha tocha e ascendo.
MESTRE: Que tocha ?
JOGADOR : A que eu trouxe.
MESTRE: Isso não está anotado na sua ficha .
JOGADOR: Mas é claro que eu trouxe , por que eu não traria?
MESTRE : Por que você não anotou na ficha!
O normal é todo mundo deixar registrado nas suas fichas tudo aquilo que o personagem possui antes de começar o jogo.O certo é o mestre exigir esse registro ,mas por desleixo do mesmo ou dos jogadores, acabam pulando essa parte que poderá causar discussões acaloradas durante a partida.O equipamento em sistemas como o D&D influenciam na movimentação e em alguns testes de perícias , dependendo da força do personagem o peso poderá atrapalhar um teste decisivo .Então, normalmente, os jogadores querem levar tudo nas costas e não querem prestar contas com a "gravidade" ou não acham justo a fadiga resultante.RPG vai além de batalhar ou passar horas descrevendo as falas do seu personagem , também temos a resolução de problemas do dia a dia .
Já me deparei com situações absurdo - cômicas como a de um anão que tinha 300 metros de corda enrolados no corpo !Pensei comigo ?"-O deslocamento dele deve ser alto, pois ele não anda , sai rolando!"
Quantas vezes já vi jogadores as voltas com o excesso de equipamentos .Carroça abarrotada e "tudo " que está ali é "super" útil ,então não podem se desfazer , mas e o deslocamento de viagem?Um jogador que era pistoleiro em minha campanha de Tormenta , levava toda a sua pólvora na carroça , "só" uns 3 barris .No final das contas , em dado momento da aventura, a carroça explodiu por mal acondicionamento e matou um dos aliados , deixou ferido o resto do grupo e destruiu o restante do equipamento .
O jogo Resident evil 1 é bem mais complicado que o 4 , poucos finalizaram e isso se deve a alguns fatores, dentre eles o de restrição de carga que os personagens podem levar.No primeiro a tensão é grande porque as balas são contadas e um erro pode ser fatal!
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"MESTRE: Você está preso no porta malas do carro das pessoas que você estava seguindo .Elas estão em alta velocidade e você escutou para onde eles vão , o que fará?
JOGADOR: Eu pego meu celular e ligo para o Josef , o meu contato.
MESTRE: Que celular?
JOGADOR: Oras, o meu !Está no bolso da minha calça .
MESTRE: Não vejo nada detalhado na sua ficha.
JOGADOR: Por que é óbvio né?!Quem não sairia com o celular em uma missão tão arriscada?!
MESTRE (Com um sorriso irônico) :Você!
A regra tem que ser geral , mesmo para itens que normalmente seriam óbvios ,deve haver um registro .O mestre pode exigir que o jogador sempre lembre o que está levando antes de sair de casa ou pedir um teste de atributo do personagem (afinal de contas , quem nunca esqueceu o celular em casa!?!)
Usando essa problemática com moderação ,só enriquecerá a campanha , cuidado para não exagerar e desfocar do objetivo principal da aventura , a situação deve ser prática e fazer os jogadores pensarem e não ocupá-los horas e horas anotando nos mínimos detalhes a sua carga total , adapte da melhor forma para o seu grupo.Usem o bom senso!
Eu acho sensato um teste de habilidade no momento em que for necessário um determinado item ,porque você,jogador, até não esqueceria ,mas seu personagem, brucutu, pode ser meio mal da memória , nunca se sabe, isso valoriza os jogadores que distribuíram mais equilibradamente os pontos na ficha. A parada de dados mais adequada depende de cada sistema .Exemplo:
STORYTELLING
"- Inteligência + percepção "Quem quiser dar dicas para os outros sistemas , fique a vontade para participar nos comentários.
Espero que escolham sabiamente a sua carga de viagem e ...
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