domingo, 15 de fevereiro de 2015

Feiras medievais

Historicamente, as feiras medievais serviram como importantes entrepostos comerciais, período em que se destacou a figura do mercador, durante o renascimento comercial urbano do século XI. Surgiam na forma de núcleos populacionais, nas cercanias dos castelos. Esse movimento foi importante na descaracterização dos feudos e contribuição do ressurgimento dos núcleos urbanos. Você pode usar esse contexto histórico em sua campanha, sendo mais fiel a nossa história ou pode assumir a versão clássica dos jogos de RPG.




As feiras medievais em jogo são  pontos de encontro para um começo de aventura ( depois das tavernas, é claro! xD). Nesses grandes eventos temos oportunidades de interpretações através da compra e venda de objetos, torneios de competições, duelos  e eventuais combates gerados por simples confusões, ou quando algum ladino azarado tira falha critica ao tentar surrupiar a algibeira de algum aventureiro mais atento!

Alguns cenários abordam as feiras como uma introdução a aventura, outros escolhem usar como palco de grandes  aventuras. Um exemplo deles é Forgotten Realms, o qual a feira acontece em todo ano bissexto e tem o nome de “Encontro dos Escudo", onde é, entre outras atividades, selados acordos entre governantes. Outro é a " grande feira de Malpetrim", no universo de Tormenta. Lá, são realizados torneios diversos no qual os heróis ( até mesmo os não tão heróis assim) colocam a prova suas capacidades competitivas.  Crie a sua própria feira medieval. Se no seu cenário medieval não existe nada semelhante, esse post servirá para ajudar um pouco a  você  personalizar o seu.



Especifique a sazonalidade da sua feira. Ela acontece todos os anos, todos os meses ou todas as semanas? Todos os dias, talvez? Em Vectora, cidade voadora do cenário de Tormenta, o comercio é constante.

Outro elemento importante na sua ambientação é determinar qual a influencia que as guildas  tem no comercio local. Quantas são e quais são?  Você não precisa entregar de bandeja aos jogadores a informação sobre quais são. Deixe-os descobrir por si mesmos, deixe as pistas nas descrições que você faz do ambiente e na interação com os nativos. - " Se eu fosse você estrangeiro, eu não criaria confusão nessa loja, esse território pertence a guilda dos Larápios e você não vai querer mexer com eles".  Claro que nem toda guilda precisa ser ilegal/ criminosa. Historicamente, as guildas eram corporações de oficio que eram oficinas dirigidas por um mestre. Seria uma especie de " cartel" que controlava a produção e a economia de uma atividade econômica. Organize esses elementos da forma que achar melhor. Guildas podem promover competições de obra- primas, onde os melhores artífices disputam para saber quem criará a melhor peça de arte e se tonará o mestre da guilda em questão pelo próximo (s) ano ( s).

Confira a seguir algumas dicas que você poderá usar em sua campanha,

Dicas de personalização de uma feira

1- Todos os feirantes usam uma roupa tipica da região  especialmente para o festival, feita pela equipe de alfaiates locais, que obviamente, lucram muito com a tradição regional.

2- Animais exóticos são expostos  , cercados por tendas e os proprietários cobram por um passeio entre as jaulas das feras. Esse é um bom momento para o mestre apresentar novas espécies de animais e monstros e quem sabe, conhecer mais sobre desafios que enfrentarão contra os mesmos durante uma aventura futura. Um guia leva os visitantes pelos corredores. Explique   demoradamente as características de cada bicho como um guia turístico faria e faça que certas informações chave que foram ditas sejam necessárias durante a próxima etapa da aventura para testar a atenção dos jogadores. Aqueles que dormiram no ponto irão se arrepender amargamente... xD



3- Alguns grupos especias que rondam a feira possuem o controle de mastins que os ajudam a manter a segurança do local. Os monstros são adestrados magicamente por coleiras que são itens mágicos controlados por uma coleira mestre que fica na posse do capitão da cidade.

4- A feira tem como atração principal um torneio ou conjunto de torneios que agrupam os melhores em suas especialidades para disputar uma prêmio em títulos e eventualmente são ofertados artefatos mágicos muito cobiçados. Pode ser desde uma clássica disputa de justas até algo mais exótico como uma caçada em uma masmorra especialmente projetada de forma labiríntica em que o aventureiro vencedor é aquele que encontra e extermina a caça e a leva até o ponto de saída sem ser interceptado pelo rival.

5- O governante local usa a feira para executar os criminosos mais procurados que foram capturados ao longo do ano por seus aventureiros contratados para mostrar aos turistas a intolerância das autoridades locais contra a criminalidade. Uma propaganda que objetiva demonstrar segurança e paz para o comercio local Uma guilhotina é colocada no meio da praça pra servir de espetáculo ao grande público. 

Agora, vamos a alguns ganchos de aventuras que você poderá usar em suas aventuras.

Se liga nos ganchos de aventuras!

1- O grupo está caçando um foragido da lei a meses. Segundo informações que eles coletaram, o alvo estará fazendo negócios ilegais em uma famosa feira da região. O objetivo é identificá-lo e capturá-lo, antes que ele migre para outro lugar e apague os seus rastros.

2- Os personagens dos jogadores foram contratados para dar suporte na segurança de uma famosa feira da região. Grandes comerciantes farão grandes negócios e para que tudo der certo, a paz tem que reinar. Ótima oportunidade para uma aventura introdutória, onde o desempenho do grupo pode ser visto por um futuro empregador que gostará de contrata-los por ter observado um ótimo serviço.

3-  Depois de uma longa missão bem sucedida, o grupo aproveita para vender/ trocar alguns itens encontrados durante uma aventura passada e  comprar novos. Durante as negociações, descobrem que um dos itens que estava em posse de um dos personagens é amaldiçoado e livrar-se dele colocará em risco a vida de todos! 

4- As Guildas legais locais que contam com o apoio do prefeito desafiam as guildas ilegais ( determine quais são: Guilda dos vidraceiros, marceneiros e ferreiros contra uma guilda de mercenários e assassinos que ameaçam a paz da cidade, por exemplo). Os jogadores são contratados como espiões para coletarem informações que ajudem a desestabilizar a organização rival para que possa ser desmantelada. Personagens mais furtivos e espiões são mais interessantes para essa aventura, mas caso sejam descobertos, um bárbaro furioso pode ser bem útil para livrar o grupo de um combate direto.

5-  Os personagens dos jogadores foram contratados para dar suporte na segurança de uma famosa feira da região. O lugar está cheio de ladinos, esperando para se darem bem. É função dos jogadores frustar os planos desses aproveitadores e quanto mais bem sucedidos forem nessa empreitada, mais bem vistos  serão por futuros bons empregadores.

6- Confira as dicas de personalização de uma feira e imagine a coleira mestra caindo nas mãos erradas. O atual controlador pode criar o caos tendo sob controle tantas feiras daquele porte...


7-  Depois de uma longa missão bem sucedida, o grupo aproveita para vender/ trocar alguns itens encontrados durante uma aventura passada e  comprar novos. Durante as negociações, descobrem que um dos itens é um mapa disfarçado para um tesouro muito maior. Inclusive, um dos negociantes vai querer tomar o objeto a força caso não queiram vendê-lo a ele, emboscando os aventureiros com capangas. Ele pode ser um vilão secundário e menor da trama que atazana a paciência, mas não chega a ser um risco verdadeiro ( ao estilo equipe Rocket, do pokémon).

8- Um artífice muito talentoso participa de um competição para decidir quem será o próximo mestre artesão da guilda mais famosa da cidade. Para chegar no primeiro lugar, ele precisa coletar uma obra- prima exclusiva de um território selvagem e contrata os personagens para buscar. O que será? Onde buscar? Quais os riscos notoriamente conhecidos? Um rival pode ficar sabendo dessa contratação e movimentar recursos para dificultar ainda mais o retorno dos bravos aventureiros...

9- O grupo precisa salvar um condenado a guilhotina que será executado durante a feira ( Confira a personalização de feiras, item 5, acima). Na verdade, ele é inocente e seu irmão gêmeo  é o verdadeiro culpado! Os aventureiros pretendem provar isso, mas até lá, ele precisa estar vivo! Como será o plano para libertar o jovem inocente?

10- Os jogadores precisarão se infiltrar no submundo ilegal de jogos e apostas que acontece durante uma determinada feira. Tudo ocorre no subsolo com entradas secretas espalhadas pelo evento , em uma Dungeon especialmente projetada para tal fim. Ocorre de tudo ali, desde o uso de entorpecentes até assassinatos. Os heróis devem encontrar um item mágico que está em posse de um ladino procurado pela justiça. Para obterem sucesso deverão se infiltrar, obter informações e saber a hora certa de agir.

E para complementar, segue algumas dicas de nomes de guildas. O ideal é que você crie a sua própria e que seja única. Os exemplos são para inspirá-los!

Exemplos de nomes de guildas:

Guilda das adagas voadoras- Assassinos que trabalham sempre pelo melhor preço.

Guilda dos renegados- De raças inteligentes hostilizadas pelos humanos ( Goblinóides, por exemplo), sob a liderança de ladinos com forte liderança.

Guilda dos senhores do carvalho ( ou outra madeira local)- De carpinteiros e lenhadores.

Guilda dos Mestres do ferro- Ferreiros.

Guilda dos invictos/ ou A velha ordem- Aventureiros aposentados que compartilham experiências de antigas aventuras entre os associados e treinam novatos.

Essa dica veio d moderador Alan. " Uso uma no meu cenário: Sociedade dos Alquimistas e Apotecário sde Forte Valkör. Tem um monastério chamado Sociedade da Flor Vermelha, fica localizado em uma floresta onde é outono o ano inteiro."

É isso pessoal. Se você leu e gostou, participe nos comentários com elogios, dicas e sugestões para enriquecer ainda mais esse conteúdo. Se puderem ajudar, cliquem no nosso banner de propaganda para nos ajudar na rentabilização da Page, custa nada. xD


Sucessos decisivos a todos!

2 comentários: