terça-feira, 13 de maio de 2014

A DIFERENÇA ENTRE OS PRINCIPAIS REINOS BÁRBAROS DA ERA HIBORIANA

Cimérios, Nordheimers, Pictos e Ilhéus Sulistas (os homens dos Reinos Negros) são as quatro principais culturas bárbaras da Era Hiboriana. Embora existam outras culturas (como os homens das montanhas himelianas, os wazuli, etc.) e as muitas subdivisões entre as principais (como os canibais de Darfar e os muitos clãs Pictos), o texto vai enfatizar, resumidamente, as mais notáveis. Segue também uma imagem representativa, para que possam identificar as diferenças estéticas e visuais. Começaremos pela mais notável de todos, os Cimérios! Eu diria que o Cimério é o padrão do Bárbaro de D&D (desconsiderando o Conan, pois este é um caso a parte).


CIMÉRIOS
Cimérios são descendentes dos antigos Atlantes. Suas peles são claras mas ficam bronzeadas facilmente assim que um cimério deixa as melancólicas montanhas de sua terra natal. Eles possuem cabelos escuros e olhos de cor azul ou cinza. São altos, fisicamente poderosos e muito ferozes, e são considerados pela maioria dos hiborianos como uma das mais bárbaras raças do mundo. Diferente da maioria das mulheres hiborianas, as cimérias lutam ao lado dos homens de sua terra, até mesmo nas mais sangrentas guerras. Cimérios tendem a ser diretos ao ponto da aspereza.


Cultura: A cultura ciméria é barbaresca e impiedosa. Cimérios são uma raça de montanheses ferozes e mal-humorados, vivendo como podem em uma terra severa, triste e nebulosa. Os cimérios menosprezam a fraqueza e suavidade da civilização hiboriana. Eles são territorialistas e belicosos.


NORDHEIMERS
Os nordheimers (singular: nordheimer) abrangem duas raças fortemente ligadas, os loiros aesires e os ruivos vanires. Ambos possuem olhos azuis e pele clara, com físicos altos e poderosos. Os nordheimers em geral são hospitaleiros com estrangeiros pacíficos, embora eles constantemente saqueiem terras estrangeiras e possam ser maldosos quando a caminho de seus saques. Apesar das mulheres nordheimers geralmente não lutarem ao lado dos homens em guerras, elas são responsáveis por cuidarem e protegerem seus lares enquanto os guerreiros estão longe de casa. Algumas mulheres nordheimers ganham renome por rechaçar uma horda de saqueadores com uma espada larga ou machado de batalha para proteger seu lar e seus filhos.

Cultura: Descendentes da nação pré-cataclísmica de Thule (possivelmente com alguma mistura atlante), os nordheimers possuem uma cultura nórdica de tribos regidas por um rei que vive em um grande salão no qual uma vila é construída ao redor. Os nordheimers são caçadores e fazendeiros, e estão sempre prontos para guerrearem com seus vizinhos e entre eles. Os aesires são amistosos com os cimérios, mas odeiam os
vanires e os hiperbóreos. Já os vanires odeiam os aesires, os cimérios e os hiperbóreos.

PICTOS
Os pictos são um povo pequeno, largo e de pele parda que utilizam tambores para se comunicarem à distância. Eles pintam em suas faces e peitos vários desenhos para indicar a qual tribo eles pertencem e se eles estão meramente caçando ou a caminho da guerra. Os pictos estão entre os povos mais selvagens do mundo. Eles são altamente supersticiosos e são dados a formas barbarescas de sacrifício humano e tortura de estrangeiros e tribos pictas inimigas. Felizmente para os reinos hiborianos, as diferentes tribos pictas raramente trabalham juntas, mas os bossonianos que fazem fronteira com as terras pictas temem a possibilidade de um xamã particularmente poderoso ou um chefe tribal forte unir as várias tribos.

Cultura: Os pictos possuem uma cultura de Idade da Pedra, uma das mais primitivas da área. Eles vivem em tribos nas florestas ricas em caça, na parte ocidental de Hiboria, são conhecidos como guerreiros e xamãs e são altamente temidos pela sua selvageria. Eles são excepcionais rastreadores e caçadores. As características mais desagradáveis da cultura picta incluem certas práticas como sacrifícios humanos, rixas de sangue e queimar cativos vivos. A forte rixa sangrenta que os pictos têm com os cimérios é datada antes do Grande Cataclismo. Pictos são também temidos pelos aquilonianos, mas ocasionalmente comercializam com os zíngaros. Eles não utilizam do aço. Suas armas são, particularmente, feitas de pedra, osso ou madeira.

ILHEUS SULISTAS (OU MEMBRO DE TRIBO DOS REINOS NEGROS)
Ilhéus sulistas têm a pele muito escura, e são altos e bem musculosos. Eles muito se assemelham aos nativos das antigas tribos Africanas. Guerreiros que usam plumas brancas em seus cabelos, mas raramente se preocupam com armaduras. Os corsários negros das Ilhas do Sul estão entre os mais temidos piratas no mundo, saqueando acima e abaixo da Costa Negra tão longe ao norte até a Estígia e mesmo além. Muitos dos Reinos Negros, incluindo Darfar e os Reinos Negros do sul, também são o lar de povos semelhantes.

Cultura: Os negros sulistas são tribais por natureza e lembram grandes tribos africanas como os zulus e bantus. Eles geralmente andam nus, mas podem usar argolas de marfim ou metais preciosos em seus narizes, orelhas ou lábios. Os reinos negros de Amazônia e os Atlaianos são reinos sulistas. Outras tribos incluem os Suba da Costa Negra, os Bakalah, que estão apenas a sudeste de Kush e os Bamulae Jihiji, ambos vizinhos dos Bakalah. Darfar, apesar de ser um tanto ao norte em sua localização, é culturalmente próxima às tribos que residem ao sul do Rio Zarkheba. Os ‘soldados’ dos Reinos Negros são simplesmente lanceiros armados com escudos de couro de boi. Demonstrações ritualísticas de agressão são geralmente utilizadas para intimidar um oponente numa tentativa de evitar a guerra total, já que muitas tribos são muito pequenas para sobreviverem no caso de muitas baixas. Apesar disso, guerras algumas vezes ocorrem e tendem a serem sangrentas.

...

Finalizando o post, pessoal. Espero que tenham apreciado os resumos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário